-
Arquitetos: Pavel Mícek Architects
- Área: 185 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Jakub Skokan, Martin Tůma / BoysPlayNice
-
Fabricantes: Akrees, BORA, Dveře a podlahy, IVT centrum, Jánošík okna – dveře, Laufen, Siemens, VitrA, mm interiér
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência está localizada em um lugar extraordinário na parte sul da Beskydy Moravia-Silesia, em uma paisagem montanhosa com quase nenhum outro edifício por perto, com exceção de algumas fazendas espalhadas. O terreno faz fronteira com a estrada a partir do topo e é formado por um prado selvagem que se inclina em direção a um desfiladeiro arborizado com um riacho.
O projeto focou na busca pela atmosfera da montanha. O processo não foi fácil, pois foi significativamente influenciado pela Administração da Área de Paisagem Protegida de Beskydy e seus regulamentos rígidos de construção, o que dificultou bastante a abordagem criativa ou inovadora.
As primeiras ideias não estavam relacionadas ao espaço e volume. Elas visavam o material que poderia expressar o contexto e servir como uma diretriz conceitual essencial. Madeira de lariço e concreto. Como os recursos característicos desses materiais, contrastando em grande parte, podem ser usados da melhor maneira e com meios mínimos?
Peso e leveza
O concreto incorpora a pesada plataforma, parcialmente enterrada na superfície do terreno, com uma atmosfera quase cavernosa. No interior, abriga três dormitórios e espaços de serviço da casa ambos revestidos em madeira. Dois elementos de lariço claro, que sustentam o espaço que flui livremente, com vistas panorâmicas da paisagem montanhosa, se apoiam neste pedaço de rocha que forma o segundo nível.
A paisagem ininterrupta ao redor da casa continua a fluir quase despercebida. O concreto ficará cinza e coberto de musgo, o larício adquirirá uma pátina cinza-prateada, e a estrada de acesso do arenito mal será vista no prado.